Foto: Lauro Alves (Divulgação)
Termina em 31 de maio o prazo para vacinação contra a febre aftosa e entrega da Declaração Anual Obrigatória no Rio Grande do Sul.
Em Santa Maria, cerca de 100 mil bovinos e bubalinos de todas as idades deverão se imunizados, mas até o momento apenas 47% desta meta foi comprovada junto à Inspetoria de Defesa Agropecuária (IDA).
No caso das declarações, pouco mais de 45% dos produtores cadastrados compareceram para atualização dos dados no sistema (morte e nascimento de animais).
Os produtores que ainda não vacinaram devem comprar as doses necessárias em casas agropecuárias credenciadas pela Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR/RS). Após, deverão comprovar a vacinação através da apresentação da nota fiscal de compra em até cinco dias úteis após a finalização da campanha. O mesmo prazo também vale para a Declaração Anual.
Presidente de multinacional do agronegócio fará palestra na UFSM
GTAS PENDENTES
Além da etapa de vacinação, a IDA de Santa Maria também está convocando produtores que tenham Guias de Trânsito Animal (GTAs) pendentes junto ao serviço oficial.
- São produtores que compraram animais e ainda não realizaram sua lotação no sistema da Inspetoria - explica a fiscal agropecuária Naira Fernandes.
A IDA de Santa Maria funciona na Avenida. Fernando Ferrari, 1.994, das 8h às 12h e das 13h30min às 17h30min, de segunda à sexta-feira.
*Com informações da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural